domingo, 8 de setembro de 2013

LGE - Aeroportos do Brasil



LEGISLAÇÃO EM VIGOR


A Agencia Nacional de Aviação Civil no Brasil – ANAC, com objetivo de atender às exigências internacionais, estabeleceu critérios regulatórios para a implantação, operação e manutenção dos serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndio nos aeródromos civis, de acordo com a legislação estabelecida pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Isso porque, para a empresa aérea desfrutar de todas as vantagens de uma aeronave moderna, necessita dispor não só de infraestrutura e facilidades aeronáuticas, más também de um forte apoio de serviço público em terra.

Além disso, é necessário assegurar o funcionamento e a padronização destes serviços, equipando-os com meios, materiais modernos, eficientes e recursos humanos dotados de formação técnico profissional que lhe proporcione elevado padrão de desempenho. Neste sentido, a INFRAERO contratou uma empresa especializada em projetar, instalar e fornecer produtos e sistema de proteção contra incêndio, para realizar um teste de fogo em vários lotes de LGE (Líquido Gerador de Espuma) estocados nas Seções de Contra Incêndio dos Aeroportos. 

O teste foi realizado em laboratório independente, credenciado pelo IMETRO, porém, segundo a empresa contratada, os testes revelaram resultados alarmantes, pois das 06 (seis) amostras recolhidas em diferentes aeroportos, cinco foram Reprovadas. Isso colocou sob suspeita o LGE estocado pela INFRAERO e a qualidade dos produtos comercializados no mercado. (revista nº 95 Incêndio p 12). A execução destes testes mostra a preocupação da empresa em manter seu alto nível de segurança nos serviços prestados.
Sabe-se, que o LGE é um produto concentrado e serve para combater incêndio em líquidos combustíveis inflamáveis (combustível de aviação) e foi desenvolvido para formar uma espuma por meio de certa proporção de água e ar.

Ressalto que existe diversos tipos de LGE, para diferentes necessidades e aplicações. Assim, as empresas dever observar a correta especificação do LGE que deseja, exigindo antes da compra um teste prático do produto. Recomendo ainda que a avaliação deste produto seja incluído nos programas de avaliação periódico da empresa.

Considerações sobre os requisitos da ICAO.

O serviço de combate ao fogo nos aeroportos civis, na maioria dos países, tradicionalmente usavam LGE(s) em conformidade com requisitos que não eram especificamente formulados para combate a incêndios na aviação civil.

Em Novembro de 1990 a ICAO revisou o “ANNEX 14” (Aerodromos) para introduzir novos requisitos, desenvolvidos por profissionais da aviação civil. Estes foram especificamente desenvolvidos para avaliar a compatibilidade dos LGE(s) para uso nos aeroportos civis e incorporando técnicas mais recentes para esta analise.

Testes de Laboratório.
A norma ICAO exige que os LGE(s) para combate ao incêndio atendam a uma série de especificações de testes de laboratório como pré-requisito para os testes de fogo de campo. É muito provável, caso o LGE não atenda a algum destes requisitos, que o custo do teste de fogo não seja viável tornando-se desnecessário.

pH: O valor do pH é a medida da acides ou alcalinidade do LGE. Com a finalidade de prevenir corrosão das tubulações ou dos tanques de LGE do veiculo de combate, o LGE deve ter um pH na faixa mais neutra possível. O pH do LGE é determinado com um medidor adequado contendo um eletrodo com bulbo de vidro e deve registrar na faixa de 6 a 8,5.

Viscosidade: A viscosidade do LGE é uma indicação da resistência que ele terá para fluir nas tubulações de um veiculo de combate a incêndio e os consequentes comprometimentos no sistema de água. O teste é conduzido simulando temperaturas baixas de uso. Nestas condições a medida da viscosidade não deverá exceder 200mm/s. Qualquer registro de viscosidade mais alta poderá restringir o fluxo e retardar a mistura do LGE com a água comprometendo a dosagem requerida e consequentemente sua eficácia no combate.

Sedimentação: A Sedimentação pode ocorrer em um LGE que contenha impurezas ou caso ele esteja sujeito a estocagem inadequada, condições severas de temperatura ou variações bruscas desta. Uma sedimentação exagerada pode afetar o fluxo do LGE no sistema de proporcionamento e reduzir sua eficiência no combate as chamas. 

Uma amostra representativa do LGE é transferido para um tubo graduado e submetido a centrifugação até que todo sedimento vá ao fundo de forma consistente e mensurável. O volume do depósito é determinado e traduzido em porcentagem do LGE no tubo. Este valor não deve ser superior a 0,5% de sedimento em volume.

· Propriedades da Espuma: As propriedades da espuma são uma parte essencial na performance do LGE no combate ao incêndio. A espuma, para efeito de teste, deve ser produzida com o esguicho UNI-86, ou outro semelhante em vazão e edução de ar e com uso reconhecido para espuma de baixa expansão. A espuma é direcionada para uma plataforma coletora de espuma e finalmente condicionada num cilindro graduado para medida da drenagem e expansão. 
Um cronometro é acionado com o cilindro cheio. A massa líquida da espuma é determinada com o uso de uma balança apropriada. Determina-se a expansão e o volume de líquido necessário para a medida de 25% de tempo de drenagem. Toma-se o tempo de drenagem de 25% de líquido da espuma.

Teste de fogo: A primeira consideração em qualquer acidente com aeronave é o combate ao fogo. Grandes aeronaves de passageiros levam milhares de litros de combustível de aviação, aumentando potencialmente os riscos. Segundos fazem a diferença entre a vida e a morte para os passageiros dentro de uma aeronave em chamas. A prioridade deve ser para um LGE que promova uma espuma com qualidades especiais de rápido abate as chamas (fast Knockdown).

ma outra importante consideração é que as partes quentes da fuselagem ou pneus existentes nos destroços possam rapidamente provocar o retorno das chamas (burn back) incendiando os vapores combustíveis. O risco do retorno das chamas de forma repentina e inesperada pode ser catastrófico colocando em sério risco a integridade da fuselagem, dos passageiros e dos bombeiros. È primordial que o LGE usado também promova uma espuma com notável resistência à reigniçao.

Pelas razões mencionadas, a ICAO entende que a melhor qualidade de espuma para a aviação civil deve combinar uma capacidade muito grande de um rápido abate às chamas (fast knockdown) com propriedades de um bom pós-extinçao, ou seja, deve possuir também um alto nível de resistência à reigniçao. O teste proposto pela ICAO foi desenvolvido para identificar estas qualidades e estabelecer dois níveis de performance.

Tipo A: Área de 2,8 m² com taxa de aplicação de 4,1 l/min.m²
Tipo B: Área de 4,5 m² com taxa de aplicação de 2,5 l/min.m²

O teste é feito com esguicho UNI-86, com vazão de 11,4 l/min a uma pressão de 6 a 6,6 bar. O esguicho é montado 1 m acima da borda do tanque e a uma distancia que assegure que o jato de espuma incida no centro do tanque, na superfície do combustível, de formas a simular uma condição o mais real possível do combate às chamas.

 A solução de LGE é previamente preparada com água potável e os equipamentos são previamente testados para assegurar um trabalho com uma pressão e vazão corretas, atendendo as taxas de aplicação definidas por norma. Um lastro de água é colocado para cobrir qualquer irregularidade da base do tanque de prova. Sobre o lastro é colocado o combustível de aviação (Querosene de Aviação).

O combustível é aceso com o auxilio de uma tocha. A contagem do tempo de pre-aquecimento, de 60 segundos, inicia-se, quando toda a área de combustível esta em chamas. A espuma é aplicada continuamente mantendo-se uma pressão no esguicho de cerca de 700 Kpa (7 Bar) for 120 segundos. 

Uma importante característica do teste é que o operador pode mover o esguicho de um lado para o outro, em movimentos de varredura. Isto permitira extinguir pequenas chamas que poderiam distorcer o resultado do teste O tempo para extinção não deve exceder 60 segundos. A espuma é aplicada por um tempo total de 120 segundos para assegurar uma quantidade realística de camada de espuma (taxa de aplicaçao).
Um teste de resistência a reigniçao é efetuado, no sentido de medir a capacidade da espuma em proteger o combustível de um possível retorno às chamas devido a partes quentes da fuselagem e dos pneus.

Um recipiente de 30 cm de diâmetro, contendo dois litros de combustível em chamas, é colocado no centro do tanque e deixado queimar por 120 segundos. Isto reproduz uma pequena chama que desapercebidamente permaneceu após a extinção do incêndio. Em cinco minutos de observação poderá haver um retorno máximo das chamas de 25% ou ¼ da área total do tanque.

O teste da ICAO permite um alto nível de repetibilidade. Isto se deve porque a atuação semi fixa do esguicho reduz a dependência da ação do operador e também porque o querosene de aviação tem uma especificação muita bem definida. As condições do tempo são também especificadas para minimizar influencias externas.

No passado, as normas se limitavam a testar somente certas categorias de compostos de concentrados de espuma. O grande valor da norma da ICAO é que de forma bastante critica permite avaliar a adequabilidade de todos os últimos lançamentos de produtos de combate a incêndio para a aviação civil. 

Não é uma tarefa fácil passar nos testes e somente os LGE(s) de boa procedência conseguem atender aos requisitos dos testes de laboratório e conseguem atender aos requisitos de performance Nível B. A aviação civil necessita a melhor proteção ao fogo possível e a norma ICAO é verdadeiramente uma grande etapa para este objetivo.

Ultima Geração em LGE(s)
É no nosso entender, AFFF e AFFF/ARC a ultima geração em Líquidos Geradores de Espuma (LGE) Contra-Incêndio para líquidos inflamáveis. A concepção de uso e o mecanismo de extinção praticamente não alteraram-se desde o lançamento da primeira espuma proteinica, porém com o advento da Fluor-Proteinica e posteriormente o LGE totalmente Sintético e Fluorado, os chamados AFFF ou A 3F, acrescentou-se uma série de benefícios à pratica de 
combate as chamas quer seja em industrias químicas, petroquímicas, marinha ou para combate a incêndios aeroportuários.


CONCEITO ORIGINAL PARA TODAS ESPUMAS MECÂNICAS

AFFF, do Inglês, Aqueous Film Forming Foam, significa uma Espuma com capacidade de Gerar um filme Aquoso que vem a ser uma película muito fina, por isto chamada de filme. Este filme é uma exclusividade dos AFFF e uma vez gerado, pela drenagem líquida da espuma, tem a capacidade de flutuar sobre o combustível, permanecendo como interface entre ele e a espuma remanescente. A conseqüência disto é um sistema de selagem dos vapores muito mais consistente formado pelo filme aquoso e o lençol de espuma. Alguns outros benefícios exclusivos do AFFF podem ser enumerados:

1.    Maior fluidez da espuma, permitindo um Abate às chamas muito mais rápido (fast Knock Down).

2.    Combate mais efetivo e exclusivo em incêndios com derramamento de combustível, permitindo que a espuma flua sobre a superfície deste e acompanhando seu fluxo mesmo em bueiros e canaletas.

3.    Menos risco para o bombeiro entrar e caminhar na área protegida com espuma devido sua rápida reconstituição, característica exclusiva devido a formação do filme aquoso.

4.    Maior estabilidade em estoque devido ser sintética e não ter constituintes deterioráveis como a proteína.

5.    Pode ser aplicado com água doce ou do mar.

6.    Pode ser armazenado em pré-mistura como no caso de extintores portáteis.

7.    Pode ser aplicado em conjunto com pó químico seco aumentando sua eficiência.

8.    Pode ser aplicado em sistema de injeção sub-superficial.

9.    Devido a baixa energia requerida para formação de espuma, pode ser usado com esguicho de jato sólido e neblina sem edução de ar.



M B Negreiros
Agena - Divisão LGE AFFF/ARC
bombeiros@bombeiros.com.br


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