A Agencia Nacional de
Aviação Civil no Brasil – ANAC, com objetivo de atender às exigências
internacionais, estabeleceu critérios regulatórios para a implantação, operação
e manutenção dos serviços de prevenção, salvamento e combate a incêndio nos
aeródromos civis, de acordo com a legislação estabelecida pela Organização da
Aviação Civil Internacional (OACI). Isso porque, para a empresa aérea desfrutar
de todas as vantagens de uma aeronave moderna, necessita dispor não só de infraestrutura
e facilidades aeronáuticas, más também de um forte apoio de serviço público em
terra.
Além disso, é necessário
assegurar o funcionamento e a padronização destes serviços, equipando-os com
meios, materiais modernos, eficientes e recursos humanos dotados de formação
técnico profissional que lhe proporcione elevado padrão de desempenho. Neste
sentido, a INFRAERO contratou uma empresa especializada em projetar, instalar e
fornecer produtos e sistema de proteção contra incêndio, para realizar um teste
de fogo em vários lotes de LGE (Líquido
Gerador de Espuma) estocados nas Seções de Contra Incêndio dos Aeroportos.
O teste foi realizado em laboratório independente, credenciado pelo IMETRO,
porém, segundo a empresa contratada, os testes revelaram resultados alarmantes,
pois das 06 (seis) amostras recolhidas em diferentes aeroportos, cinco foram Reprovadas.
Isso colocou sob suspeita o LGE estocado pela INFRAERO e a qualidade dos
produtos comercializados no mercado. (revista nº 95 Incêndio p 12). A execução
destes testes mostra a preocupação da empresa em manter seu alto nível de
segurança nos serviços prestados.
Sabe-se, que o LGE é um
produto concentrado e serve para combater incêndio em líquidos combustíveis inflamáveis
(combustível de aviação) e foi desenvolvido para formar uma espuma por meio de
certa proporção de água e ar.
Ressalto que existe diversos
tipos de LGE, para diferentes necessidades e aplicações. Assim, as empresas
dever observar a correta especificação do LGE que deseja, exigindo antes da
compra um teste prático do produto. Recomendo ainda que a avaliação deste
produto seja incluído nos programas de avaliação periódico da empresa.
Considerações sobre os requisitos da ICAO.
O serviço de combate ao fogo nos aeroportos civis, na maioria dos
países, tradicionalmente usavam LGE(s) em conformidade com requisitos que não
eram especificamente formulados para combate a incêndios na aviação civil.
Em
Novembro de 1990 a ICAO revisou o “ANNEX 14” (Aerodromos) para introduzir novos
requisitos, desenvolvidos por profissionais da aviação civil. Estes foram
especificamente desenvolvidos para avaliar a compatibilidade dos LGE(s) para
uso nos aeroportos civis e incorporando técnicas mais recentes para esta
analise.
Testes de Laboratório.
Testes de Laboratório.
A norma ICAO exige que os LGE(s) para combate ao incêndio atendam
a uma série de especificações de testes de laboratório como pré-requisito para
os testes de fogo de campo. É muito provável, caso o LGE não atenda a algum
destes requisitos, que o custo do teste de fogo não seja viável tornando-se
desnecessário.
pH: O valor do pH é a medida da acides ou alcalinidade do LGE. Com a finalidade de prevenir corrosão das tubulações ou dos tanques de LGE do veiculo de combate, o LGE deve ter um pH na faixa mais neutra possível. O pH do LGE é determinado com um medidor adequado contendo um eletrodo com bulbo de vidro e deve registrar na faixa de 6 a 8,5.
Viscosidade: A viscosidade do LGE é uma indicação da resistência que ele terá para fluir nas tubulações de um veiculo de combate a incêndio e os consequentes comprometimentos no sistema de água. O teste é conduzido simulando temperaturas baixas de uso. Nestas condições a medida da viscosidade não deverá exceder 200mm/s. Qualquer registro de viscosidade mais alta poderá restringir o fluxo e retardar a mistura do LGE com a água comprometendo a dosagem requerida e consequentemente sua eficácia no combate.
Sedimentação: A Sedimentação pode ocorrer em um LGE que contenha impurezas ou caso ele esteja sujeito a estocagem inadequada, condições severas de temperatura ou variações bruscas desta. Uma sedimentação exagerada pode afetar o fluxo do LGE no sistema de proporcionamento e reduzir sua eficiência no combate as chamas.
Uma amostra representativa do LGE é
transferido para um tubo graduado e submetido a centrifugação até que todo
sedimento vá ao fundo de forma consistente e mensurável. O volume do depósito é
determinado e traduzido em porcentagem do LGE no tubo. Este valor não deve ser
superior a 0,5% de sedimento em volume.
· Propriedades da Espuma: As propriedades da espuma são uma parte essencial na performance do LGE no combate ao incêndio. A espuma, para efeito de teste, deve ser produzida com o esguicho UNI-86, ou outro semelhante em vazão e edução de ar e com uso reconhecido para espuma de baixa expansão. A espuma é direcionada para uma plataforma coletora de espuma e finalmente condicionada num cilindro graduado para medida da drenagem e expansão.
Um cronometro é acionado com o
cilindro cheio. A massa líquida da espuma é determinada com o uso de uma
balança apropriada. Determina-se a expansão e o volume de líquido necessário
para a medida de 25% de tempo de drenagem. Toma-se o tempo de drenagem de 25%
de líquido da espuma.
Teste de fogo: A primeira consideração em qualquer acidente com aeronave é o combate ao fogo. Grandes aeronaves de passageiros levam milhares de litros de combustível de aviação, aumentando potencialmente os riscos. Segundos fazem a diferença entre a vida e a morte para os passageiros dentro de uma aeronave em chamas. A prioridade deve ser para um LGE que promova uma espuma com qualidades especiais de rápido abate as chamas (fast Knockdown).
Teste de fogo: A primeira consideração em qualquer acidente com aeronave é o combate ao fogo. Grandes aeronaves de passageiros levam milhares de litros de combustível de aviação, aumentando potencialmente os riscos. Segundos fazem a diferença entre a vida e a morte para os passageiros dentro de uma aeronave em chamas. A prioridade deve ser para um LGE que promova uma espuma com qualidades especiais de rápido abate as chamas (fast Knockdown).
ma
outra importante consideração é que as partes quentes da fuselagem ou pneus
existentes nos destroços possam rapidamente provocar o retorno das chamas (burn
back) incendiando os vapores combustíveis. O risco do retorno das chamas de
forma repentina e inesperada pode ser catastrófico colocando em sério risco a
integridade da fuselagem, dos passageiros e dos bombeiros. È primordial que o
LGE usado também promova uma espuma com notável resistência à reigniçao.
Pelas
razões mencionadas, a ICAO entende que a melhor qualidade de espuma para a
aviação civil deve combinar uma capacidade muito grande de um rápido abate às
chamas (fast knockdown) com propriedades de um bom pós-extinçao, ou seja, deve
possuir também um alto nível de resistência à reigniçao. O teste proposto pela
ICAO foi desenvolvido para identificar estas qualidades e estabelecer dois
níveis de performance.
Tipo A: Área de 2,8 m² com taxa de aplicação de 4,1 l/min.m²
Tipo B: Área de 4,5 m² com taxa de aplicação de 2,5 l/min.m²
Tipo B: Área de 4,5 m² com taxa de aplicação de 2,5 l/min.m²
O
teste é feito com esguicho UNI-86, com vazão de 11,4 l/min a uma pressão de 6 a
6,6 bar. O esguicho é montado 1 m acima da borda do tanque e a uma distancia
que assegure que o jato de espuma incida no centro do tanque, na superfície do
combustível, de formas a simular uma condição o mais real possível do combate
às chamas.
A solução de LGE é previamente preparada com água potável e os
equipamentos são previamente testados para assegurar um trabalho com uma
pressão e vazão corretas, atendendo as taxas de aplicação definidas por norma.
Um lastro de água é colocado para cobrir qualquer irregularidade da base do
tanque de prova. Sobre o lastro é colocado o combustível de aviação (Querosene
de Aviação).
O combustível é aceso com o auxilio de uma tocha. A contagem do tempo de pre-aquecimento, de 60 segundos, inicia-se, quando toda a área de combustível esta em chamas. A espuma é aplicada continuamente mantendo-se uma pressão no esguicho de cerca de 700 Kpa (7 Bar) for 120 segundos.
Uma importante
característica do teste é que o operador pode mover o esguicho de um lado para
o outro, em movimentos de varredura. Isto permitira extinguir pequenas chamas
que poderiam distorcer o resultado do teste O tempo para extinção não deve
exceder 60 segundos. A espuma é aplicada por um tempo total de 120 segundos
para assegurar uma quantidade realística de camada de espuma (taxa de
aplicaçao).
Um
teste de resistência a reigniçao é efetuado, no sentido de medir a capacidade
da espuma em proteger o combustível de um possível retorno às chamas devido a
partes quentes da fuselagem e dos pneus.
Um recipiente de 30 cm de diâmetro, contendo dois litros de combustível em chamas, é colocado no centro do tanque e deixado queimar por 120 segundos. Isto reproduz uma pequena chama que desapercebidamente permaneceu após a extinção do incêndio. Em cinco minutos de observação poderá haver um retorno máximo das chamas de 25% ou ¼ da área total do tanque.
O
teste da ICAO permite um alto nível de repetibilidade. Isto se deve porque a
atuação semi fixa do esguicho reduz a dependência da ação do operador e também
porque o querosene de aviação tem uma especificação muita bem definida. As
condições do tempo são também especificadas para minimizar influencias
externas.
No
passado, as normas se limitavam a testar somente certas categorias de compostos
de concentrados de espuma. O grande valor da norma da ICAO é que de forma
bastante critica permite avaliar a adequabilidade de todos os últimos
lançamentos de produtos de combate a incêndio para a aviação civil.
Não é uma
tarefa fácil passar nos testes e somente os LGE(s) de boa procedência conseguem
atender aos requisitos dos testes de laboratório e conseguem atender aos
requisitos de performance Nível B. A aviação civil necessita a melhor proteção
ao fogo possível e a norma ICAO é verdadeiramente uma grande etapa para este
objetivo.
Ultima Geração em LGE(s)
É no nosso entender, AFFF e AFFF/ARC a ultima geração em Líquidos Geradores de Espuma (LGE) Contra-Incêndio para líquidos inflamáveis. A concepção de uso e o mecanismo de extinção praticamente não alteraram-se desde o lançamento da primeira espuma proteinica, porém com o advento da Fluor-Proteinica e posteriormente o LGE totalmente Sintético e Fluorado, os chamados AFFF ou A 3F, acrescentou-se uma série de benefícios à pratica de combate as chamas quer seja em industrias químicas, petroquímicas, marinha ou para combate a incêndios aeroportuários.
Ultima Geração em LGE(s)
É no nosso entender, AFFF e AFFF/ARC a ultima geração em Líquidos Geradores de Espuma (LGE) Contra-Incêndio para líquidos inflamáveis. A concepção de uso e o mecanismo de extinção praticamente não alteraram-se desde o lançamento da primeira espuma proteinica, porém com o advento da Fluor-Proteinica e posteriormente o LGE totalmente Sintético e Fluorado, os chamados AFFF ou A 3F, acrescentou-se uma série de benefícios à pratica de combate as chamas quer seja em industrias químicas, petroquímicas, marinha ou para combate a incêndios aeroportuários.
CONCEITO ORIGINAL PARA TODAS ESPUMAS MECÂNICAS
AFFF,
do Inglês, Aqueous Film Forming Foam, significa uma Espuma com capacidade de
Gerar um filme Aquoso que vem a ser uma película muito fina, por isto chamada
de filme. Este filme é uma exclusividade dos AFFF e uma vez gerado, pela
drenagem líquida da espuma, tem a capacidade de flutuar sobre o combustível,
permanecendo como interface entre ele e a espuma remanescente. A conseqüência
disto é um sistema de selagem dos vapores muito mais consistente formado pelo
filme aquoso e o lençol de espuma. Alguns outros benefícios exclusivos do AFFF
podem ser enumerados:
1.
Maior fluidez da espuma, permitindo um Abate às chamas muito mais
rápido (fast Knock Down).
2. Combate mais efetivo e
exclusivo em incêndios com derramamento de combustível, permitindo que a espuma
flua sobre a superfície deste e acompanhando seu fluxo mesmo em bueiros e
canaletas.
3. Menos risco para o
bombeiro entrar e caminhar na área protegida com espuma devido sua rápida
reconstituição, característica exclusiva devido a formação do filme aquoso.
4. Maior estabilidade em
estoque devido ser sintética e não ter constituintes deterioráveis como a
proteína.
5. Pode ser aplicado com água
doce ou do mar.
6. Pode ser armazenado em
pré-mistura como no caso de extintores portáteis.
7. Pode ser aplicado em
conjunto com pó químico seco aumentando sua eficiência.
8. Pode ser aplicado em
sistema de injeção sub-superficial.
9. Devido a baixa energia
requerida para formação de espuma, pode ser usado com esguicho de jato sólido e
neblina sem edução de ar.
M B Negreiros
Agena - Divisão LGE AFFF/ARC
bombeiros@bombeiros.com.br
Agena - Divisão LGE AFFF/ARC
bombeiros@bombeiros.com.br
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