quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

INCÊNDIO NA BOATE KISS - "A CULPA FOI DO BOMBEIRO"


INCÊNDIO NA BOATE KISS - Centro de Santa Maria no dia 27 de janeiro de 2013, este incêndio teve resultado catastrófico e ceifou cerca de 235 vidas, segundo o advogado da Boate Kiss, "A CULPA FOI DO BOMBEIRO" ...

Senhores, sabemos que é sempre assim.... investir em PREVENÇÃO não dá IBOP, então, para que investir em treinamento e Capacitação para os Bombeiros. Hora, fato como este só ocorre em média a cada 15 ou 20 anos, tempo suficiente para a sociedade que não sofreu diretamente nenhuma perda esquecer os acontecimentos, logo, para nossas autoridades o investimento em prevenção não deve ser prioridade, não dá IBOP (votos).
Quanto a afirmação do advogado da Kiss que diz que a culpa foi do Bombeiro, penso que este profissional deve ter se esquecido das aulas de filosofia, que diz que todos os acontecimentos estão interligados. Neste aspecto relembro minhas aulas do no antigo CIPAER que dizia, --- FILOSOFIA DO ACIDENTE: "um acidente não acontece por uma unica causa, é como um efeito dominó, esperando uma das peças desequilibrar para as outras tombarem". Logo não se tem um culpado, e sim um conjunto de ações irregulares que culminaram na perca de vidas e bens.
Senhores, o problema é bem maior do que se imagina, pois é diante das catástrofes surgem os verdadeiros heróis, diferentes dos acusadores e analista de pós acontecimentos, que só aparecem depois do ocorrido e por não terem experimentado o calor da ocorrência ficam a dizer, --- porque não foi feito isso ou porque não foi feito aquilo ..., se esquecem que diante de um cenário de vida ou morte, o Comandante de um socorro dispõe de pouco tempo  para analisar o cenário e tomar uma decisão. Assim, fica o meu pesar e sentimento aos familiares das vítimas, o meu desprezo aos críticos de plantão que criticam a todos e não conseguem mudar nem a própria vida, e meu elogio e enobrecimento aos voluntários e bombeiros, pois sei que fizeram o que estava ao seu seu alcance e mesmo sem o investimento adequado em treinamento, equipamento e EPI's trabalharam ombro a ombro para salvar vidas e debelar o grande sinistro.
Porém, a sociedade quer encontrar um culpado, se não, o maior culpado para responsabilizar pelos acontecimentos, então faço a pergunta: quanto vale uma vida? meu caro ai depende para quem você está perguntando, pois para nossos pais, familiares e amigos, nossa vida não tem preço, más para os administradores públicos, somos apenas estatísticas. Neste aspecto vejo que de Norte a Sul do Brasil carecemos de bons administradores para reestruturar a máquina pública, pois assim como carecemos de mudanças no combate a incêndio, carecemos também de mudanças na SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE, ECONOMIA , entre outros.
Tenham certeza de uma coisa senhores, se acidentes desta natureza não trouxer mudança, que Deus nos proteja, pois outro igual ou pior vai acontecer, e parafraseando nosso major Gérson da Rosa Pereira, subcomandante do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros (RS), teremos que contar com sorte, pois falta juízo em nossos administradores e desapego ao cargo em nossos comandantes para não só mostrar a necessidade ao governo, más também para lutar pelas mudanças necessárias ao progresso de nossa instituição.

Maj. QOCBM Abner Carvalho